O projeto histórico para a construção de uma Torre Eiffel em Londres

great-tower-of-london10 great-tower-of-london5

Construída em 1889, a Torre Eiffel em Paris foi sucesso imediato: apenas em seu primeiro ano de vida ela arrecadou cerca de 200 mil libras esterlinas. Tendo isso em mente, alguns empresários ingleses propuseram a construção de uma Torre Eiffel em Londres. Ou pelo menos é isso que se verifica em um documento histórico elaborado em 1890, recentemente trazido à domínio público:

Levando em consideração a enorme popularidade da Torre Eiffel, e os consequentes benefícios econômicos para aqueles envolvidos em sua construção, não é nenhum exagero antecipar que em breve todos os principais países do mundo irão possuir sua versão da torre parisiense. O projeto de construção de uma magnífica torre em Londres rapidamente encontra o apoio de diversos capitalistas que se sentem convencidos que se o esquema for proposto adequadamente ao público, não encontrará grandes dificuldades em ser cumprido.

As ilustrações a seguir fazem parte de um catalogo de projetos arquitetônicos para a construção da tal Torre Eiffel na Inglaterra. Algumas propostas são variações divertidas da original, já outras parecem não ter sido feitas para esse planeta. De qualquer maneira, todos os desenhos parecem insistentemente apontar uma verdade absoluta:  estilo, ou você tem…

great-tower-of-london1 great-tower-of-london2 great-tower-of-london3 great-tower-of-london4 great-tower-of-london6 great-tower-of-london7 great-tower-of-london8 great-tower-of-london9

Acesse este link se você quiser ler o documento do qual falei nesse post (em inglês e PDF). Agora, se você quiser relembrar a semana em que fugimos para a Torre Eiffel, estão é por esse caminho que você encontrará a glória.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s