As revistas ‘pulp fiction’ nas colagens de Nadine Boughton

Nadine-Boughton_web7 Nadine-Boughton_web1

A artista plástica americana Nadine Boughton é conhecida no meio artístico por sua impetuosa coleção de foto-colagens de revistas pulp dos anos 50 e 60. Revistas Pulp são revistas contendo histórias de aventura e ficção científica (por exemplo) produzidas com papel de péssima qualidade que começaram a circular nos Estados Unidos meados de 1900. Daí o termo “pulp fiction” ser usado de forma conotativa para denominar narrativas literárias de qualidade inferior ou absurda (quem pensou na estética do filme homônimo de Quentin Tarantino merece medalhas, porque é isso mesmo).

Para criar as colagens a seguir, Nadine  mistura imagens de revistas da época com recortes de um gênero específico de revista pulp chamado “Men’s Adventure“. Direcionadas ao público masculino, essas revistas expunham fotografias glamourosas de contos de aventura: proezas de guerra, viagens exóticas e conflitos com animais selvagens eram temas recorrentes. Sobre esse assunto, a artista discorre:

Revistas “men’s adventure” são artefatos poderosos e ambíguos da cultura popular americana. Essas foto-colagens tentam subverter os valores da época em relação a publicidade, repressão sexual, Segunda Guerra Mundial e Guerra da Coréia, ou seja, aquele imaginário sombrio de meio de século em que um homem protetor lutava heroicamente por todos os cantos.

Minha intenção é demostrar como a psique interior reflete a cultura em geral. Sinto-me atraída pela tensão dos opostos: interior e exterior, selvageria e domesticidade, o suor e o frio.

Com formação em Psicologia, estou sempre interessada no que se encontra além das aparências. O tema “predador” tão presente nessas aventuras me levou a explorar “quem” ou “o que” está sendo rompido. Independente da metáfora ser com morcegos ou baleias, este trabalho expõe não só os nossos medos mais profundos, mas também nossos desejos mais profundos.

Nadine-Boughton_web4 Nadine-Boughton_web9 Nadine-Boughton_web8 Nadine-Boughton_web3 Nadine-Boughton_web13 Nadine-Boughton_web10 Nadine-Boughton_web15 Nadine-Boughton_web11 Nadine-Boughton_web6 Nadine-Boughton_web5

Nadine já teve seu trabalho exibido em diversas galerias ao redor dos Estados Unidos e atualmente dá aulas de fotografia, colagem e escrita criativa em Gloucester, no Massachusetts. Indiscutivelmente talentosa, entretanto tem um dos portfólios online mais feios que uma pessoa pode ter.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s