Estaria Detroit se transformando numa cidade fantasma?

Detroit Ontem e Hoje

Detroit já foi uma das principais cidades dos Estados Unidos, sendo considerada o mais importante centro da indústria automobilística no país. De 1910 a 1950, a população da cidade subiu de 280 mil para quase dois milhões de pessoas, obviamente que tamanho contingente populacional demandou a construção de casas, escolas, hospitais, etc. para suprir novas necessidades.

Detroit Ontem e Hoje 4

Porém, no final da década de 70, a cidade sede da General Motors e da Ford foi atingida por uma recessão econômica estrondosa devido a crescente concorrência com companhias produtoras de automóveis japonesas, e todo aquele taylorismo, todo aquele toyotismo, todo aquele jazz, enfim. Hoje Detroit conta apenas com cerca de 700 mil habitantes, ou seja, nem um terço da capacidade para a qual foi planejada.

Detroit Ontem e Hoje 7

Para discutir mudanças na administração da cidade e principalmente documentar esse momento peculiar na história de um lugar, foi criado o site Detroiturbex, que em um recente projeto chamado “Antes e Depois” reconstitui fotografias da escola Class Technical High School, atualmente abandonada, com imagens capturadas naquela época em que a cidade vivia o boom econômico. O resultado é uma reflexão relevante sobre a passagem do tempo. Será que um lugar pertence a nós ou nós é que pertencemos a tal lugar?

Detroit Ontem e Hoje 23 Detroit Ontem e Hoje 22 Detroit Ontem e Hoje 20Detroit Ontem e Hoje 3 Detroit Ontem e Hoje 19 Detroit Ontem e Hoje 18 Detroit Ontem e Hoje 17 Detroit Ontem e Hoje 16 Detroit Ontem e Hoje 15 Detroit Ontem e Hoje 14 Detroit Ontem e Hoje 13 Detroit Ontem e Hoje 12 Detroit Ontem e Hoje 11 Detroit Ontem e Hoje 9 Detroit Ontem e Hoje 8 Detroit Ontem e Hoje 6 Detroit Ontem e Hoje 5 Detroit Ontem e Hoje 2

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s